01 setembro 2017

CRISTINA SILVESTRI: MEDICINA DA UNICENTRO VAI SUPRIR VAZIO NO CENTRO DO ESTADO

Deputada Estadual participou da audiência pública que debateu a criação do curso na Unicentro




Uma demanda histórica da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi debatida entre políticos, profissionais da saúde, educação e membros da sociedade civil organizada na noite dessa quinta feira (31), em audiência pública realizada em Guarapuava. 

A deputada estadual Cristina Silvestri participou do encontro, onde falou sobre o vazio educacional que será suprido na região central do Paraná caso o curso seja efetivamente criado.

“O curso de medicina para a Unicentro significa, a longo prazo, mais médicos e especialistas na nossa região.

De imediato, será uma grande oportunidade para os estudantes que não tem acesso ou condições financeiras mínimas para entrarem em instituições particulares. Além de ser um investimento de valorização da própria Unicentro”.

Ainda em sua fala, Cristina relembrou a dificuldade de gestores em trazer médicos para as cidades do interior.

“Muitas vezes existe o dinheiro para o investimento e existe a boa vontade das prefeituras em contratarem os profissionais. 

Mas eles simplesmente não querem, muitas vezes porque não gostam da ideia de deixar os grandes centros. 

Com um curso de medicina formando pessoas do interior, que conhecem a realidade da saúde das suas regiões, a chance desse cenário mudar é muito grande”.

A deputada pontuou também que a possível implantação do curso na Unicentro é impulsionada com a construção do Hospital Regional do Centro-Oeste, maior investimento em edificação e valor do Governo do Estado do Paraná e que está sendo construído em Guarapuava.

“O Governo do Estado está voltando cada vez mais os olhos para a saúde no interior e prova disso é a construção do Hospital Regional. 

Um investimento que, sem dúvidas, dará todo o suporte para o curso de medicina da Unicentro, servindo inclusive como hospital-escola para a universidade”.

Ao final da audiência, Cristina se comprometeu em dar apoio político para a criação do curso, sinalizando atender uma das solicitações do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, que pedirá uma reunião com o governador Beto Richa na presença de lideranças para avançar o debate de implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário