09 outubro 2017

ABERTURA DE NOVAS EMPRESAS EM PALMAS TEVE AUMENTO DE 21%, ANCORADOS PELA CONSTRUÇÃO CIVIL

Em meio à crise nacional, Palmas aumentou os investimentos e reduziu a burocracia, resultando num aumento de 21% na abertura de novas empresas em 2017. 

Neste ano, de janeiro a setembro, de acordo com dados do Departamento de Finanças da Prefeitura, foram emitidas 393 novas inscrições no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), contra 312 registros no mesmo espaço de tempo em 2016.

Os números do Departamento revelam que, em média, 43,6 novas empresas foram abertas a cada mês em 2017. 

No ano passado, a média registrada, nos nove primeiros meses, chegou a 34,6. 

Alguns fatores de desenvolvimento econômico e social podem dar uma ideia do bom desempenho, fazendo os empreendedores tirarem seus planos e projetos da gaveta.

A partir de janeiro deste ano, a administração Dr. Kosmos Nicolaou adotou uma política para destravar a buracracia e investiu na realização e apoio em eventos de grande e médio porte. 

A construção civil teve o maior número de CNPJ's emitidos no ano - 53 novos no período. 

O volume mostra que o setor está aquecido em Palmas, cidade com aproximadametne 50 mil habitantes.

"Houve uma mudança no foco de novos empreendimentos, já que, no ano passado, foram abertas 23 novas empresas de obras, menos da metade", analisa o diretor de Tributação, José Antonio Scheid. 

Na avaliação dele, os números revelam a estabilidade da economia e o clima de confiança criado pela atual administração do prefeito Dr. Kosmos.

"Isto está motivando e atraindo novos empreendedores e o resultado é a chegada destas empresas de pequeno, médio e grande porte", ressaltou. 

Na segunda posição, aparecem as lojas de roupas, com o número de 22 estabelecimentos novos. 

Também foram registrados em 2017 a abertura de 18 salões de beleza, 15 transportadoras, 12 empresas de cursos e 10 bares. 

A lista inclui ainda empresas de conveniências, engenheiros, escritórios de advocacia, mercearias, pintores, entre outros.

Em 2016, de janeiro a setembro, a abertura de escritórios de advocacia liderou o índice de novos CNPJ's - 30 no total, seguido de 25 novos bares e lanchonetes e 23 empresas de obras. 

Novas empresas
Para realizar a abertura de empresas, a entrada única de dados pode ser feita através do site www.empresafacil.pr.gpov.br, que possibilita agilizar o processo de viabilidade de abertura de novas empresas.

Para quem quer trabalhar por conta própria, o indicado é procurar o Departamento de Indústria e Comércio.

Foto legenda (Palmas aerea)
Setor da construção civil é o que mais registrou novas empresas em 2017 em Palmas
Foto: Josiani Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário