29 maio 2018

PREFEITO BERTO SILVA SOFRE DESEQUILÍBRIO MENTAL AFIRMA JOÃO BADOTTI.

Eis a íntegra do discurso do Presidente do Legislativo Municipal de Laranjeiras do Sul, João Badotti.

Eu gostaria de me pronunciar primeiro, porque fui procurado na semana passada por diversos amigos, eleitores e cidadãos que me contaram e me cobraram uma posição sobre os últimos discursos do nosso prefeito com relação a Câmara. 

O que chegou ate mim foi que ele fez ataques aos funcionários e vereadores, não poupando ninguém.  
Questionou os altos salários pagos aos servidores, bom, eu não posso falar dos salários de funcionários que têm 10, 12 anos de carreira, que tem progressão funcional como qualquer servidor publico do país.

Alias, deve ser por isso que todo mundo quer fazer concurso público. Apesar de que aqui ninguém ganha 12 mil, prefeito esta equivocado quanto a isso, deveria se informar melhor se quer ataca-los. 

Isso ocorre  dentro da prefeitura também, pois  existem funcionários de 15 anos de carreira com salários altos
nem por isso eu saio por ai questionando a capacidade deles, muito pelo contrario, fazer o que um contador de um órgão blico faz, ou conhecer o regimento interno de uma câmara artigo por artigo, ou conhecer da lei de licitações para que não ocorram processos contra o gestor, tudo isso é mérito e competência do funcionário. 

Eu tenho humildade para reconhecer que sem eles eu não toco a Câmara, sem um bom assessor jurídico, com certeza, hoje eu estaria respondendo processos por improbidade administrativa como muitos por ai.  

Então para encerrar o tema: altos salários eu digo que quando cheguei aqui todos já ganhavam o que o plano de carreira aprovado por lei dava por direito a todos eles, e não posso me furtar a obedecer este plano e quem pensa que será diferente ocupando meu lugar eu adianto que não será, direito é direito. 
Com relação aos comentários e ataques que foram desferidos a mim e aos demais vereadores, eu só tenho que lamentar por ter um prefeito que não reconhece o trabalho e parceria do Poder Legislativo. 
Analisem comigo, só no ano passado esta câmara inútil e incompetente(como dizem que ele falou), AProvou mais de 40 projetos de lei do poder executivo, um deles é o projeto dos 7 milhões e meio, carro chefe dos discursos do nosso prefeito, este que é a esperança dele e a nossa para que saiam os asfaltos em Laranjeiras do Sul. 

Aprovamos aberturas de créditos em sessões extraordinárias, muitas vezes, eu confesso, sem nem ler direito o projeto, acreditando que era em beneficio do município.  
Aprovamos abertura de credito para aquisição deste programa novo de ensino nas escolas, e muitos outros, como programa de inseminação artificial que não tenho duvidas que esta sendo um sucesso. 

Programa porteira adentro que graças a Deus acabou com o sofrimento dos agricultores, e quantos outros projetos que não preciso enumerar, porque sei que TUDO que foi aprovado aqui foi implantado e acontece com 100% de qualidade pelo prefeito e seus secretários. 

Quando o prefeito se queixa da reforma, isso sim me entristece, porque ele questiona a dignidade desta Casa de Leis e dos vereadores. Antes mesmo de pensar em ser vereador, eu já achava um absurdo, uma vergonha para nosso município, para esse Poder, não ter um lugar digno para atuar. 

Ele questiona a necessidade de um vereador ter uma sala, isso me indiguina, porque sei que muitas vezes o vereador quer atender seu eleitor melhor, mas não tem um lugar apropriado, já presenciei algumas vezes as pessoas virem ate a câmara com a necessidade de contar um problema para um de nós e se sentirem constrangidos por exporem suas necessidades na frente de outras pessoas. 

Alguma vez nós vereadores questionamos a qualidade do gabinete do prefeito? A qualidade do carro que o prefeito dirige? Muito pelo contrario, eu sou a favor de que um prefeito desfrute de um gabinete confortável, um carro seguro, pois é ele que busca recursos, é ele que leva a imagem da nossa cidade. 
  
Eu gostaria que ele tivesse o mesmo sentimento de respeito pelos vereadores, por esses vereadores que toda vez que ele bate o pé saem correndo para atendê-lo.  

Que muitas vezes engolem aquilo que acreditam porque não é o que o prefeito Berto quer.  
Ele nos desrespeita, nos humilha, desmerece nosso trabalho. 

Ele acha que vereador é fácil de manipular, convencer, que compra com migalhas, que as nossas reclamações e nossas opiniões são bosta, haja visto as inúmeras indicações sem atendimento ou resposta.  
Ele reclama a verba da câmara, uma verba que não lhe diz respeito, que é de direito deste Poder, ele querendo ou não. Eu vou sair daqui e isso continuará sendo direito.  

Me falaram que ele colocou a culpa em mim por não ter mais dinheiro nas comunidades, porque estou usando dinheiro da câmara na reforma e que ele poderia estar usando.
  
Eu estou com minha consciência tranquila, pois sei que o procurei inúmeras vezes, oferecendo ajuda desta Casa para reforma da capela mortuária, para reforma e instalação de novas academias, dinheiro para associações, e outras coisas, mas nas ultimas vezes que estive lá, fui escorraçado e mal tratado, por fim desisti, porque vi que o que eu desejava para esse governo não era o mesmo que ele.  
Mas eu quero acreditar que ele não tenha falado isso, porque um prefeito com o gabarito dele, com a competência que ele grita ter, assumir que precisa de sobras do poder legislativo para governar, infelizmente seria assumir incompetência.  

E eu não quero acreditar que votei num incompetente, eu quero acreditar, acima de tudo, que votei numa pessoa equilibrada

Que esta além de rixas politicas, perseguições, rancores e magoas. 
Eu quero acreditar que tudo isso que o povo comenta que o prefeito falou ou que secretario disse, de ameaças e calunias a meu respeito, são inverdades, mentiras e causos aumentados.
  
Porque não acredito que homens que são pagos para governar e gerir com competência nosso município ainda percam tempo com miudezas enquanto os cidadãos que merecem atenção penam com falta de emprego, estradas, exames, moradia, e muitas outras necessidades. Não percam tempo comigo, eu passo, nós passamos, e as carências reais do município ficam.  

Quero pedir, por fim, que quando o prefeito, num surto, voltar a atacar os funcionários desta Casa ou os vereadores, vocês relevem, ele tem muitos problemas para resolver no município e não bastasse isso ainda tem processos e condenações a responder na justiça, e deve ser isso que esta deixando ele desequilibrado a ponto de atacar as pessoas que muitas vezes o ajudaram.  
Eu  velho, já vivi e vi muita coisa nessa minha vida e reconheço a falência moral de um homem nas pequenas atitudes, infelizmente o mapa que se desenha não é dos melhores, mas torço e desejo sincera recuperação mental ao nosso querido prefeito. 
Estamos de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário